Planejar é melhor do que corrigir: Saiba as vantagens da manutenção preventiva e como aumentar a vida útil da sua máquina

02 de janeiro de 2019
A manutenção preventiva aumenta a confiabilidade, rendimento e eficiência do equipamento
Já dizia o ditado “prevenir é melhor do que remediar”, essa regra também se aplica as máquinas e equipamentos. A manutenção preventiva é uma das maneiras de aumentar a vida útil e evitar gastos extras ou paradas não programadas em tratores e máquinas.

Por um lado, é verdade que em algumas vezes não dá para correr da manutenção corretiva, que deve ser realizada após a ocorrência de uma parada ou incapacidade produtiva de um equipamento. Porém, muitas dessas ocorrências poderiam ser evitadas se existisse um plano de manutenção preventiva.

Além disso, a manutenção corretiva pode ter um impacto maior no bolso, já que pode ter como resultado a suspensão do uso da máquina e comprometer a produção ou serviço desempenhado pelo equipamento.
A principal vantagem de programar a manutenção é antecipar reparos em peças e substituir componentes. A checagem das condições de filtragem do ar, do sistema de combustível, do nível do óleo do motor, sistema hidráulico, do arrefecimento e outros, devem fazer parte da rotina do operador.

Dessa forma, atento ao rendimento e atividades da máquina, evita-se problemas desnecessários. Isso contribui para aumentar a confiabilidade, rendimento e eficiência do equipamento. Visto que é diariamente monitorado e dificilmente terá uma parada não programada. O que influi diretamente no bolso, com a manutenção preventiva não tem o risco de a máquina ficar parada seja para o planejamento, orçamento de peças ou reparo.

Outra vantagem é que a manutenção preventiva considera as atividades desempenhadas pelo equipamento, bem como as horas de uso. Dependendo da atividade exercida, os componentes da máquina podem ter um desgaste maior. E, consequentemente, precisará de mais manutenção, afim de prevenir prejuízos maiores. Dessa maneira, personaliza o atendimento e faz da prevenção parte do cotidiano da máquina.