Tração e Lastro, por que precisamos colocar água nos pneus dos tratores agrícolas?

11 de dezembro de 2018
O lastro pode reduzir a compactação do solo, diminuir o consumo de combustível e aumentar a velocidade de trabalho, isso sem modificar a qualidade de operação
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O trator é uma das ferramentas mais utilizada nas operações agrícolas,e uma das recomendações para o uso dessas máquinas é a adição de água aos pneus. Porém, para entender por qual motivo precisamos adicionar água aos pneus de tratores agrícolas, é fundamental dar uma pincelada em algumas questões de física. Os objetos físicos exercem forças uns sobre os outros, se um dos objetos for uma corrente ou cabo, chamamos de força de tração. É isso que faz com que um pneu exerça uma força proporcional ao peso que ele carrega. Ou seja, quanto maior a carga, mais força de tração ele desempenha no solo.

Para assegurar a tração e reduzir a patinagem é necessário adicionar peso ao trator com o objetivo de ter uma boa razão entre peso e potência, o chamado Lastro. Este faz toda diferença no desempenho do seu trator. E ainda, quando é feito de forma correta, pode contribuir para a redução da compactação de solo, além de diminuir o consumo de combustível e aumentar o rendimento do trabalho.
 
O lastreamento necessita obedecer a um equilíbrio na distribuição do peso adicionado ao trator, ele pode ser sólido ou líquido. Seja qualquer uma das opções de lastro, sua função sempre será adequar o peso do trator e espalhar entre os eixos dianteiros e traseiros, em função do tipo de engate do conjunto trator e equipamento/implemento.
 
A repartição de peso de maneira incorreta altera os níveis de patinagem, acarretando como consequências um desgaste excessivo dos pneus e componentes mecânicos. Isso pode ser somado a perda de força de tração, aumento de consumo de combustível e baixo rendimento. Dessa forma, a aplicação adequada do lastro tem grande importância na performance dos tratores, visto que assegura o melhor aproveitamento da difusão de potência do trator ao solo, admitindo maior equilíbrio e diminuindo o power hop (galope).
 
Como é feito o procedimento de Lastro Líquido:

- A Associação Latino Americana dos Fabricantes de Pneus, Aros e Rodas (ALAPA) recomenda-se que obedeçam aos procedimentos indicados para montagem do pneu no aro.

- A operação com água precisa ser feita com a roda do trator erguida do solo.

- É importante que gire a roda até que a válvula esteja na posição superior à de 12h. Feito isso, retire o núcleo da válvula e preencha o pneu com água, usando uma mangueira comum, acoplada a um adaptador.

- Assim que atingir o nível da válvula, o recomendado para cada implemento segundo o manual do trator, iniciará uma vazão do excedente pelo adaptador.

- Pare a operação de enchimento e recoloque o núcleo da válvula, depois infle o pneu com uma das duas libras acima de pressão aconselhada, com a válvula ainda na posição elevada.

- Gire a roda até que a válvula alcance a posição inferior de 6h e recoloque-a no solo.

- Calibre o pneu na pressão aconselhada, e não esqueça de fechar a válvula.

- Sempre consulte o manual e utilize as orientações da assistência técnica do seu trator, isso pode ajudar e muito na hora de fazer o lastro.